quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Seguro residencial e seguro empresarial

Chegou o período de férias de verão, quando milhares de pessoas aproveitam o período de descanso e seguem viagem para os mais variados destinos, dentro e fora do país. Se por um lado aumenta o número de viagens nesta época, por outro cresce também o índice de sinistros em residências e empresas, registrado pelas seguradoras, principalmente na cobertura de roubo e furto.



Casos de roubo e furto crescem em média todo ano 30%. E a maior incidência é no inicio do ano onde as famílias aproveitam para viajar e algumas empresas dão férias coletivas para seus funcionários.



Muitas pessoas não sabem que o seguro residencial e o seguro empresarial não são tão caros quanto se imagina. Enquanto a média de preço de seguro automóvel é de 5% a 10% do valor do bem segurado. A taxa para seguro empresarial e residencial é de menos de 5% do valor do imóvel.*



Os chamados seguros RE englobam várias coberturas. A cobertura de incêndio que é a básica e outras coberturas como:



Danos Elétricos: Cobre os danos causados, pelo calor gerado involuntariamente por acidente elétrico, inclusive decorrente de queda de raio fora do terreno segurado. Estão cobertos: fios, enrolamentos, chaves, lâmpadas, válvulas, circuitos, conduítes, materiais de acabamento e aparelhos elétricos.



Roubo: Garante indenização para reposição de bens roubados/furtados do estabelecimento segurado, caracterizado por arrombamento ou ameaça/agressão física, cobrindo ainda os danos causados pelos ladrões ao prédio e demais bens, mesmo na simples tentativa de roubo/furto. Inclui, também, cobertura para mercadorias de terceiros que estiverem em poder do segurado e que sejam inerentes a atividade dele.



Desmoronamento: Garante o pagamento dos prejuízos causados ao estabelecimento segurado por desmoronamento total ou parcial, qualquer que seja a causa.



Despesas Fixas: Se o estabelecimento ficar total ou parcialmente paralisado, por período superior a 5 dias, em virtude de uns dos eventos descritos ao lado (Vide P.I) o seguro cobrirá, enquanto durar a paralisação , as despesas fixas do estabelecimento, como: salários, encargos sociais e trabalhistas, aluguéis, impostos, contas de água, luz, telefone etc.



Perda ou pagamento de aluguel: Garante o pagamento do aluguel que o segurado:



o Deixar de receber referente a imóvel de sua propriedade alugado a terceiros;



o Precisar pagar a terceiros por não poder ocupar todo ou parte do imóvel utilizado para desenvolver suas atividades.



Vendaval: Cobre o prédio e o conteúdo do segurado, em caso de danos causados por: vendaval, granizo, impacto de veículos, máquinas e equipamentos. Cobre, ainda, os danos decorrentes de queda de aeronaves ou de partes delas.



Equipamentos Eletrônicos: Garante os danos materiais causados aos equipamentos eletrônicos, definidos na condição geral deste produto existentes no estabelecimento Segurado, decorrentes de eventos de origem súbita e imprevista, inclusive durante translado no interior do estabelecimento e montagem ou desmontagem para fins de limpeza/revisão.



Entre essas coberturas há também equipamentos estacionários, equipamentos móveis, tumultos, greves e etc. O segurado pode contar também com a assistência 24 horas, que oferece uma infinidade de serviços como limpeza de caixa d´agua, conserto de eletrodomésticos, serviço de limpeza em caso de desmoronamento, entre outras.



Em tempos atuais onde, além da violência os fatores climáticos também podem ser grandes inimigos de nossos bens, o seguro RE é a solução e garantia de tranqüilidade para qualquer pessoa que seja consciente e que valorize seu imóvel.



*Vide algumas atividades do segurado.